30 de mai. de 2011

Quinoa - os benefícios do cereal sagrado dos Incas




Conhecido como o cereal sagrado do Incas, a Quinoa é classificada pela Academia de Ciência dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano graças aos seus valores nutritivos importantes. 

Justamente por conta das suas propriedades nutricionais, foi também reconhecida pela Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas como alimento completo. 

Pode ser considerado funcional devido as sua grande quantidades de aminoácidos essenciais ao organismo, rico em ácidos graxos e Ômega-3 e 6, além de vitaminas antioxidantes.

Vitaminas e Minerais:

A quinoa é rica em ferro, cálcio, zinco, magnésio, potássio e vitaminas B1, B2, B3, D e E. É considerada uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico e gordura saudável. Dentre os diversos aminoácidos diferentes estão a metionina e a lisina, proteínas de alto valor biológico que podem ser comparada como fonte para necessidade diária de nutrientes que normalmente se obtém com alimentos de origem animal, como carne e ovos. Os dois aminoácidos estão relacionados ao desenvolvimento de inteligência, rapidez de reflexos e outras funções, como memória e aprendizagem. 

Bom Para Saúde:

Estudos recentes apontam para a sua capacidade de contribuir no combate às doenças cardiovasculares e na redução da incidência de câncer. Com baixo teor de gordura e ausência de glúten, é indicado para pessoas que buscam ingerir alimentos com baixo teor de colesterol. Além disso, colabora diretamente para melhora do sistema imunológico graças à presença dos aminoácidos.

Quais são os benefícios para a saúde?

Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares
Melhora o quadro glicêmico, ajudando assim no controle, tratamento e prevenção do
Diabetes;
Por ser fonte de magnésio, participa da produção de energia, da contração muscular, da
manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos;
Ajuda no controle da pressão arterial e saúde das artérias;
Por ser rica em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, diminui o colesterol
sanguíneo e previne aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Controla a retenção hídrica e conseqüentemente melhora o quadro de celulite e inchaço;
Melhora significativamente a aparência da pele, aumentando a viscosidade, diminuindo a formação de acnes e outros processos inflamatórios;
Por ser fonte de zinco, aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres,
fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce e favorece o
crescimento e fortalecimento dos cabelos.
Ajuda na prevenção de problemas articulares e ósseos;
Atua na melhora do quadro de TPM em mulheres;
Por ser fonte de Tiamina, favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso, apresentando melhora no quadro de memória ecognição.
Contém substâncias antioxidantes que interrompem as reações em cadeia dos radicais livres que danificam as células. Atua na manutenção do tecido epitelial e previne danosas membranas celulares.

Bom Para Esportistas:

Os carboidratos estão na sua maior parte em forma de amido, o que beneficia os praticantes de atividades físicas, por conta da presença do principal substrato energético. A quinoa atua para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliando na recuperação de tecidos e células, sendo com isso muito importante para o ganho de massa muscular por causa dos aminoácidos.
"é considerada uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico e gordura saudável"

Bom Para Emagrecer:

As proteínas, carboidratos complexos e as chamadas “gorduras do bem” (ômega 3 e 6), exercem efeito regulador da saciedade graças ao controle na liberação de glicose, que exerce papel fundamental para o emagrecimento e pode trazer benefícios para quem busca reduzir e manter o peso. Isso influencia na mudança dos hábitos alimentares, ajudado ainda pela presença de boas doses de triptofano, um outro aminoácido essencial que está ligado à produção de serotonina (substância que ao ser liberada garante a sensação de felicidade, bom humor e saciedade).

Como Consumir?

A quinoa é comercializada em grãos, farinha e flocos que podem substituir diversos ingredientes ou alimentos, como, por exemplo, o arroz. A granola ou outros cereais podem dar lugar aos flocos de quinoa (acrescido ao leite ou com fruta no café da manhã). Em forma de farinha, pode fazer parte de receitas na preparação de sopas, mingaus, pães, bolos, biscoitos, pudim, etc. Além disso, há produtos derivados como macarrão e barra energética.

Informações Nutricionais (100g):

• Calorias: 398,7
• Carboidratos: 39,0
• Colesterol: 0
• Gorduras: 6,3
• Fibras: 3,8
• Proteínas: 16,5

Fonte : EMEX e www.vilamulher.terra.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este é um blog do bem, que preserva a ética na net

Este blog contém imagens e textos coletados na Internet.

Caso algo publicado aqui, esteja sem identificação de autoria, peço a gentileza de informar, para que sejam dados os devidos créditos.