10 de out. de 2011

Enxaqueca: Seis hábitos que você deve evitar para não piorar a dor .




Você sente que sua cabeça vai explodir, os olhos ficam sensíveis à luz e a qualidade do seu dia cai muito? O nome disso? Enxaqueca.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), hoje cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem com esse problema e, dentre esses, 75% são mulheres.
Muitas podem ser as causas da enxaqueca, desde problemas associados ao estresse, até resultantes de tumores, aneurismas, medicamentos fortes e até ressaca.
Quem sofre com a dor insuportável sabe o quanto é difícil ficar simplesmente esperando que ela passe. Mas, além dos vários tratamentos para o problema, existem alguns hábitos que quem quer ser Livre da Enxaqueca deve abandonar. Confira a lista abaixo:

1. Abuso de analgésicos
Quem abusa de analgésicos para se livrar da dor, ou seja, toma mais de um comprimido por semana corre o risco de alimentar a própria dor.


2. Má alimentação
De acordo com a especialistas, alguns alimentos devem ser evitados por quem sofre de enxaqueca, como, por exemplo, o aspartame, condimentados, leite e derivados, alimentos cítricos, chocolate e café. Esses alimentos contêm substâncias que alteran a ação de determinadas enzimas e diminuindo a quantidade de serotonina, hormônio ligado à enxaqueca. Além disso, pior do que o consumo desses alimentos, é ficar em jejum por tempo prolongado - mais de 4 horas sem comer.

3. Tabagismo
Que fumar é uma bomba para o organismo, todo mundo já sabe. A novidade é que, além de todos os males, a nicotina ainda é associada à alteração da circulação sanguínea e enrijecimento dos vasos sanguíneos, o que, segundo neurologistas. O tabagismo, associado ao sobrepeso e ao sedentarismo, triplica as chances de jovens desenvolverem enxaqueca.

 4. Ser sedentário
Um dos grandes males da população, os hábitos sedentários afetam em muitos aspectos a qualidade de vida. Além de contribuir para o surgimento de obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, o sedentarismo é uma porta aberta para a enxaqueca. Pessoas que sofrem de enxaqueca tem uma produção baixa de serotonina, e os exercícios físicos estimulam a produção desse hormônio.


5.Consumir álcool
Como a enxaqueca é um problema de origem vascular, cuja dor é provocada pela contração e dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser uma opção ruim para quem lida com o problema. Bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso provocam dilatação dos vasos do corpo e do cérebro, o que acaba acentuando o incômodo da enxaqueca.

6. Se render ao estresse
Tudo o que gera estresse e desequilíbrio para o organismo pode agravar a enxaqueca de quem já tem predisposição. Trabalho em excesso, ficar sem comer por muito tempo, nervosismo, insônia ou dormir pouco, chateação e outros problemas emocionais podem ser uma porta aberta para a dor incômoda. Quem sofre com os dramas do estresse, deve procurar tratamento.

Buscar métodos, como massagem, acupuntura e yoga, e dar mais valor ao momentos de lazer e relaxamento são atitudes importantes.


Pratique hábitos sáudaveis e alivie sua enxaqueca!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este é um blog do bem, que preserva a ética na net

Este blog contém imagens e textos coletados na Internet.

Caso algo publicado aqui, esteja sem identificação de autoria, peço a gentileza de informar, para que sejam dados os devidos créditos.