Yoga




O Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. A palavra Yoga é derivada da raiz sânscrita “yuj”, que significa união, junção, comunhão, integração. Busca a União entre o homem e o universo. O Yoga nos ensina que o objetivo de vida de cada indivíduo é embarcar na jornada interior do autoconhecimento e da auto-realização. Busca a disciplina do intelecto, da mente, das emoções e da vontade, onde a mente incansável é acalmada e a energia, dirigida para canais construtivos fornecendo paz e energia para seu corpo.Com a prática do Yoga adquirimos uma vida mais saudável, tranqüila e feliz. Os músculos do corpo são tonificados, os órgãos internos massageados, o funcionamento das glândulas é equilibrado, os problemas respiratórios, digestivos e de coluna são revertidos ou evitados e a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração são significativamente melhorados. A prática da Yoga é uma atividade que, sem estressar ou forçar músculos, ossos e articulações, rejuvenesce e equilibra o corpo, e essa restauração do corpo livra a mente dos desequilíbrios causados pelos passos acelerados da vida moderna, trazendo-a de volta à simplicidade e à paz.



Hatha Yoga

As aulas de Hatha Yoga, um estilo de Yoga que trabalha os asanas (posturas) com permanência, concentração e auto-observação, tanto nas várias partes do corpo como na respiração e na atividade mental. O Hatha Yoga prepara o corpo para a meditação. O termo Hatha é composto pelas sílabas Ha e Tha. “Ha” significa (Sol) e “Tha” significa (Lua), símbolo dos dois pólos, pelo equilíbrio e integração dos quais o universo se mantém. O pólo positivo e negativo, o órgão e a função, o sim e o não, o solar e o lunar, o masculino e o feminino, a inspiração e a expiração, o amor e a ira, o dia e a noite, o yang e o yin (do taoísmo chinês). Essas forças ou aspectos opostos, quando em equilíbrio gera o cosmo (ordem) e em desequilíbrio gera o caos (desordem). Através dos ásanas (posturas), obtém-se o controle do corpo e concentração, através dos pranayamas (respiração) obtém-se o controle da energia vital e após a conquista do domínio sobre o prana (energia vital), finalmente obtém-se o controle da mente, tornando o praticante apto a seguir em práticas mais avançadas o que conduzirá uma auto-realização.Agora falando fisiologicamente, quando afetado energeticamente o sistema nervoso e o endócrino, vitalizando as vísceras e estimulando os tecidos, o Hatha Yoga é um método de medicina natural, de rejuvenescimento e de repouso, proporcionando saúde e resistência ao corpo superando as debilidades físicas e mentais.O rejuvenescimento geral, o emagrecimento sadio, o embelezamento, o aprimoramento da voz, a maior resistência, um estado permanente de energia e de leveza física são, no plano físico, os primeiros resultados que o praticante nota em si mesmo. Também no plano psíquico progressivamente se vão manifestando serenidade, autoconfiança, equilíbrio emocional, tranqüilidade, clareza mental, resistência a fadiga. A tolerância e paciência substituem a ansiedade, fobias, conflitos e comportamentos neuróticos.




Benefícios do Hatha Yoga

Alguns resultados adquiridos ao praticar os asanas (posturas), junto com os pranayamas (respiração) e total dharana (concentração).


- desenvolve o tônus muscular
- alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo
- aumenta a força de apreensão (de segurar objetos)
- melhora a coordenação motora
- fortalece o sistema cardiovascular
- melhora o sono
- reduz o estresse
- aumenta o bem estar mental e emocional
- diminuem as dependências psicológicas
- melhora a circulação
- aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal
- revitaliza o sistema nervoso
- recupera e melhora a flexibilidade da coluna vertebral
- melhora o funcionamento das glândulas endócrinas
- melhora a oxigenação pulmonar
- fortalece o sistema imunológico
- as funções gastro intestinais normalizam
- equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo
- alivia a fribromialgia
- HDL aumenta e LDL diminui
- a flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam
- o alongamento da musculatura contraída desperta sensações de profundo relaxamento
- vivências de harmonia e paz limpam a mente de emoções destrutivas
- aprende a gerenciar os estados emocionais e criar o hábito da serenidade e o controle amoroso
- melhora a liberação das capacidades de concentração e criatividade
- apreciação mais correta da realidade e a superação dos comportamentos compulsivos. 



Power Yoga


O Power Yoga é uma técnica vigorosa e agradável, uma combinação única de movimentos fortes e fluidos, acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional, pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. 
O Power Yoga, também conhecido como Vinyása Yoga, é mais dinâmico do que o Yoga tradicional. Além das posições básicas, são usados elementos extras de movimentos e respiração profunda, que geram calor corporal. Esse calor, produzido internamente, promove a transpiração, que desintoxica o organismo e ajuda a manter os músculos e articulações aquecidas, permitindo um maior alongamento e flexibilidade. Com o corpo aquecido, torna-se mais fácil cuidar do alinhamento da musculatura e das articulações, criando maior harmonia corporal, que se reflete no nível estético e na melhor utilização do corpo. A respiração consciente é constante durante todos os movimentos, promovendo energia e disposição. 
O Power Yoga é um estilo de Hatha Yoga que combina métodos consagrados como o Ashtanga Vinyása Yoga e o Iyengar Yoga. Essa técnica baseia-se nos conceitos desenvolvidos por Sri Krishnamacharya, mestre que viveu e ensinou em Mysore, Índia. A respiração constante e os movimentos acompanhados pela respiração (vinyása) são os principais elementos dessa prática. 



Alguns dos principais efeitos do Power Yoga


· Desenvolve o tônus muscular, fortalecendo todo o corpo.


· Alonga os músculos, devolvendo agilidade aos movimentos.


· Amplia a capacidade pulmonar.


· Regulação do sistema endócrino.


· Aprimora o alinhamento postural.


· Eliminação de toxinas através da pele


· Aumenta a resistência física, o equilíbrio, e a consciência corporal.


· Melhora a concentração, o raciocínio e a criatividade.


· Reduz o estresse do dia-a-dia proporcionando paz e serenidade, sendo considerada uma atividade física restauradora e preventiva.


· Melhora o sistema cardiovascular e cerebral, fortalece o sistema imunológico e regula a pressão sanguínea.



A Prática


Iniciamos a prática com as sequências para despertar e aquecer o corpo. Em seguida, são introduzidas as posições básicas, intercaladas pelas sequências de manutenção do aquecimento. 

O aluno é encorajado a dar o melhor de si, mas sempre com muita consciência e respeito pelo próprio corpo. 

O professor informa e corrige o alinhamento de músculos e articulações constantemente. 

No final, fazemos o relaxamento, que auxilia a assimilar os benefícios da prática e a meditação ou treino de atenção, que cria um estado de tranqüilidade mental e bem-estar. 



Quem Pode Praticar?


O Power Yoga é especialmente recomendado para pessoas que estejam procurando uma maneira inteligente e consciente de trabalhar o corpo e a mente. Qualquer pessoa em boas condições pode praticar. Essa técnica também tem sido utilizada, com ótimos resultados, para melhorar a performance de atletas, bailarinos e praticantes de esportes em geral. 


Power Yoga Ajuda a Emagrecer


Pense nas atividades físicas que podem ajudá-la a perder os quilinhos a mais. Caminhada, corrida, natação? Ok, elas são boas aliadas. Mas aposto como você nunca imaginou que o yoga pudesse fazer parte dessa lista. Pois saiba que está provado que a prática indiana, que surgiu há cerca de 5 mil anos, atua no controle da ansiedade, a bandida que faz você devorar uma caixa de bombons enquanto aguarda o telefonema do gato que conheceu naquela festa.




Conferência na Índia discutiu aspectos da cultura Natha



Em Busca das origens do Hatha Yoga




Ao final de fevereiro deste ano aconteceu na cidade de Bangalore, na Índia, um encontro que reuniu representantes da cultura Natha, a tradicional seita shaivista da qual surgiu o Hatha Yoga – a forma mais difundida de yoga no mundo ocidental. Proposto para ser um seminário, o evento ganhou proporções de congresso, em razão da qualidade e profundidade das contribuições levadas pelos diversos participantes, tanto na mesa diretora quanto na platéia presente.

A “Conferência sobre a Tradição do Natha Yoga Sampradaya”, que é o nome pelo qual os organizadores designaram o encontro, foi produzida pelo International Yoga Coordination Center – Yococen. Criado em 1976, na Índia, (por iniciativa da brasileira Maria Helena de Bastos Freire) com a finalidade de se tornar um centro de referência para a documentação séria do sistema do yoga, o Yococen, hoje se alinha com a força tarefa do governo da Índia que se empenha na tradução e disponibilização pública de textos sânscritos sobre a sabedoria tradicional, para evitar que oportunistas se sirvam dessas informações em benefício próprio – como, por exemplo, o registro de patentes sobre informações que fazem parte da herança cultural da cultura hindu.

A conferência se desenvolveu ao longo de quatro dias, entre 26 de fevereiro e 1º de março, e os trabalhos foram abertos com a presença de dois importantes líderes do shaivismo do Estado de Karnataka, Dr. Shree Shree Shantaveera Mahaswamiji e Shree Shree Shree Balagangadharanatha Swamiji.

Todos os dias os trabalhos se iniciavam com uma aula prática de asanas coordenada por Niranjana Murthy, de conformidade com um programa definido pela Vivekananda Yoga Research Foundation de Bangalore. Depois, ao longo do dia, os conferencistas apresentavam suas palestras e demonstrações versando sobre aspectos variados da tradição do yoga.

Quanto ao conteúdo da conferência, destacamos as apresentações de Sri Bhola Nath Yogi, do Nepal, que tratou da sabedoria do yoga vista pela perspectiva dos nove nathas e dos 84 siddhas; o médico Dr. Joshi, de Haridwar, que tratou da aplicação dos pontos marma na prática do yoga; o Guruji M.S.Vishwanatha, de Bangalore, que esclareceu alguns pontos obscuros sobre a doutrina das mudras; o professor de Sânscrito Mr. R.K.Narayanan, que fez uma apresentação elucidativa sobre o texto sânscrito Matsyendranath Samhita, do qual ele está fazendo a tradução, por solicitação do Yococen; e a esclarecedora palestra de Swami Shivanathjee Maharaj (foto abaixo), um monge natha de Orissa, que traçou uma histórico do movimento Natha e um resumo de sua grande importância na própria história da Índia. Também foi muito interessante a apresentação de Swami Brahmacharyaji, monge natha de Kathmandu, Nepal, que apresentou sua tradição como a porta de ingresso ao gotra (família espiritual) de Niranjana (Shiva) e à casta dos yogis (ou seja, dos que renunciaram ao sistema de castas).

Essa conferência sobre os Nathas procurou deixar claro que essa tradição não foi, para a Índia, apenas mais uma seita, com visões peculiares sobre detalhes do Hinduísmo, mas foi um sinônimo de Dharma, ou seja, uma forma completa de conhecimento e cultura. Essa releitura do Hinduísmo dava a ele uma grandiosidade ecumênica como jamais alcançou depois dos Nathas. O movimento Natha foi aceito como norma e orientação por hindus, muçulmanos, budistas, homens e mulheres, pobres e ricos, sem qualquer distinção de origem, casta ou posição social. O yogi é um indivíduo reconectado consigo mesmo, com sua família e com a sociedade, de uma forma diferenciada, em que sua dignidade é a mesma de um príncipe nas cortes mundanas.

Na visão natha, o próprio universo pode ser extinto, mas o yoga jamais deixará de existir. O yoga natha é aquele que traz à superfície a perfeição que está dentro de cada um de nós, e nos torna tão importantes quanto o próprio poder criador do universo. Por essa razão nenhum yogi se curva diante de nenhum deus quando entra num templo, e para trazer esse deus à sua presença, ele utiliza um pequeno apito, que representa o pranava, a verdadeira voz do criador que ressoa em nossos corações.

Para encerrar esse relato, chamo a atenção dos praticantes de yoga para que reflitam, quando se entregarem às suas posturas e pranayamas, sobre o significado que essas mesmas práticas tiveram para os seus criadores, os grandes mestres nathas. Nenhum deles estava preocupado com a saúde corporal, beleza ou posição social, mas apenas buscavam meios de encontrar e manifestar a perfeição inata, que se manifesta como a semente de nossa personalidade mortal. Alcançar essa perfeição, para um natha, é o mesmo que alcançar a imortalidade.



Namastê





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este é um blog do bem, que preserva a ética na net

Este blog contém imagens e textos coletados na Internet.

Caso algo publicado aqui, esteja sem identificação de autoria, peço a gentileza de informar, para que sejam dados os devidos créditos.