20 de jul de 2011

Yoga e os doshas





Melhore sua qualidade de vida cultivando paz mental e conhecimento interior. Com Yoga você poderá desenvolver suas capacidades inatas de equanimidade, equilíbrio e serenidade. Mais do que simples prática de posturas físicas Yoga é atitude interior e Consciência. Na verdade, tudo o que você precisa para balancear a vida agitada do dia-dia.


As aulas incluem práticas de:


- Asanas (posturas)

- Pranayamas (técnicas de controle da respiração)

- Dhyana (meditação)

- Mantras (meditação com vibração mântrica)

- Yoga-nidra (relaxamento)



Conceitos:


Nível Físico: conforto e equilíbrio.


Nível energético: livre fluxo de energia.


Nível psico-emocional: capacidade de manter a mente e as emoções em equilíbrio.


Nível da mente discriminativa: possibilidade de aquisição de auto-conhecimento.


O propósito da prática de asanas (posturas de Yoga) é manter os doshas em sua condição equilibrada, manter seu fluir natural, sustentando-as como forças geradoras de saúde e vitalidade. Sua meta é evitar que os doshas se acumulem em seus pontos focais (Vata - intestino grosso, Pitta - intestino delgado, Kapha - estômago) e iniciem processos patogênicos.


A prática de asanas, com seu alongamento, seus efeitos calmantes e relaxantes, é o principal exercício físico para promover o equilíbrio dos doshas. Ela acalma o Vata, refresca o Pitta e libera o Kapha. Os três doshas estão sempre interligados em suas ações:


- Vata é o transportador;

- Pitta impulsiona, provoca;

- Kapha fortalece ou resiste.


Os asanas mantêm nossa estrutura física e nossa energia em harmonia, para que os doshas não se desequilibrem, e para que tenhamos boa circulação, de sangue e Prana (energia vital), para todo o corpo.



Venha praticar yoga com a gente!

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