18 de jun de 2010

O cuidado com a pele começa pela alimentação




Alimentação saudável, com antioxidantes naturais, colabora para a manutenção da pele viçosa ao longo da vida, esclarece a nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, Cinthia Yumi Yabuta. 

Inúmeros fatores influenciam o aspecto da pele. Há os intrínsecos, como os genéticos, os hormonais e a idade; e os extrínsecos, como exposição aos raios UV, o hábito de fumar, o consumo excessivo de álcool e a má nutrição. Segundo a nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, Cinthia Yumi Yabuta, para se ter uma pele mais saudável, é importante ter uma dieta equilibrada rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, principalmente em carotenóides, flavonóides, zinco e vitaminas A, C e E. 

“Os antioxidantes atuam contra os radicais livres e têm efeitos fotoprotetores, prevenindo o envelhecimento da pele”, afirma. 

A vitamina C atua na regeneração da vitamina E, que possui efeito fotoprotetor”, explica a nutricionista. 

Apesar de alguns estudos demonstrarem benefícios com a suplementação de vitaminas, Cinthia ressalta que, na maioria dos casos, esse recurso não é indicado, pois é possível obter as quantidades necessárias desses nutrientes a partir de uma alimentação saudável. Além disso, seu consumo excessivo pode causar efeitos colaterais e até mesmo aumentar o efeito oxidativo, capaz de acelerar o envelhecimento cutâneo. ”O melhor é manter uma alimentação equilibrada rica em substâncias com ação antioxidante”, orienta a nutricionista.

O consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para a manutenção de uma pele com brilho e elasticidade. Ela explica que a água participa da incorporação e do aproveitamento de algumas vitaminas e minerais. Uma boa dica é andar sempre com a garrafinha de água, observando o consumo durante o dia. Sucos, chás e água de coco também auxiliam a hidratação. “Prefira sempre os sucos naturais ao invés dos industrializados, uma vez que possuem mais nutrientes e não contêm conservantes e corantes”, ressalta. 

Cinthia sugere a incorporação de alguns alimentos à dieta para contribuir com a manutenção do viço da pele. As principais fontes de nutrientes que influenciam no aspecto da pele foram listadas a seguir pela especialista:




Nutriente

Fontes alimentares

Vitamina AOrigem animal: queijo, manteiga, ovos, fígado e alimentos enriquecidos (ex: leite enriquecido)
Origem vegetal: vegetais folhosos (ex: espinafre, brócolis) e vegetais amarelos (abóbora, cenoura, damasco).

Vitamina CFrutas em geral, principalmente as cítricas (ex: acerola, kiwi, mamão, laranja, caju, goiaba, morango) e hortaliças (ex: repolho, brócolis, tomate, pimentão).

Vitamina EÓleos vegetais, folhosos, grãos integrais, sementes e oleaginosas.

ZincoFrutos do mar, aves, carnes. Leguminosas e grãos, apesar de conterem este mineral, seu aproveitamento não é tão efetivo quanto o dos alimentos de origem animal.

CarotenóidesAlguns se transformam em vitamina A. Vegetais folhosos, cenoura, tomate, abóbora, manga, espinafre, couve, melancia.

FlavonóidesChá verde, uva, nozes, morango, maçã.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este é um blog do bem, que preserva a ética na net

Este blog contém imagens e textos coletados na Internet.

Caso algo publicado aqui, esteja sem identificação de autoria, peço a gentileza de informar, para que sejam dados os devidos créditos.