5 de fev de 2011

Os incríveis benefícios do óleo de coco




Leite de coco, picolé de coco, doce de coco, cocada, cuzcuz doce, tapioca… A tradição culinária brasileira é cheia de usos do coco. Mas vocês já ouviram falar das propriedades do óleo dessa fruta?

óleo de coco é obtido a partir da prensagem da carne do coco maduro, que pode ser fresco ou seco. É rico em substâncias antioxidantes e apresenta propriedades funcionais, conferindo diversos benefícios à saúde.

O óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo, além de causar saciedade. Auxilia também na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.
Além de sua ingestão ser benéfica ao organismo, o óleo de coco também pode ser utilizado com finalidades cosméticas sem conservantes e/ou substâncias químicas alergênicas.

Garante o aporte de antioxidantes na pele, atua como excelente hidratante, promove melhora da elasticidade cutânea, confere à pele uma aparência mais jovem e sadia e reduz danos capilares em diversos tipos de cabelos. Pode ser massageado diretamente sobre a pele, diariamente, principalmente para peles mais secas. Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias que ocorrem por conta da gestação
.
De uma maneira geral, não possui contraindicações quando consumido em uma quantidade de 30-45ml/dia (2 a 3 colheres de sopa).  Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a ½ colher de sopa) e ir aumentando o consumo gradualmente. O consumo excessivo pode levar a enjôo e mal estar.

Pode também ser utilizado para finalizar pratos quentes. É o tipo ideal de óleo para dar sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes.

Benefícios :

Queima calorias
Facilmente absorvida pelo organismo, a gordura do fruto é transformada em energia pelo fígado, elevando o processo conhecido como termogênese. Na prática, isso significa o aumento da produção de calor corporal. O resultado? Acelera a queima de calorias!

Tira a fome
O óleo de coco facilita a ação da insulina, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no corpo. Assim, garante saciedade por mais tempo, ajuda na manutenção após a perda de peso e tira a vontade de comer doces e carboidratos.

Elimina a gordura 
O alimento natural aumenta a função da glândula tireoide - responsável pela produção de hormônios que controlam o metabolismo, que é a velocidade com que o corpo queima gordura -, evitando, desta forma, o acúmulo de gordura no corpo. Entre outras doenças, o produto previne contra a obesidade.

Regula a função intestinal 
O óleo de coco normaliza o funcionamento do intestino no caso de diarreia ou prisão de ventre. 

Previne a osteoporose 
Por ser uma gordura saturada, ele também auxilia na incorporação do cálcio na estrutura óssea. 

Combate o envelhecimento 
Rico em vitamina E e ácido gálico, diminui a produção de radicais livres, protegendo as células. 

Protege o coração 
Ao aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e baixar os de LDL (colesterol ruim), ajuda no combate a doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. 

Fortalece o organismo 
Os ácidos trabalham para aumentar as defesas do corpo, evitando gripes, resfriados e herpes. 

Tem ação cosmética 
Você pode deixar seus cabelos e a pele do rosto e do corpo mais hidratados com o óleo de coco. Mas, para isso, não adianta ingeri-lo: no primeiro mês, aplique o produto na região escolhida três vezes por semana.Deixe descansar por 30 minutos e enxágue. No segundo mês, aplique o óleo só uma vez por semana. 


Teoricamente, o óleo pode ser consumido por qualquer pessoa. Porém, o nutrólogo Mauro Lins recomenda alguns cuidados: "Vítimas de doenças crônicas [como quem tem dor de cabeça frequente] devem consultar um médico antes de ingerir o produto". O mesmo vale para quem sofre de distúrbios graves de aumento de colesterol ou esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).

Fonte: www.mundoverde.com.br e  mdemulher

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este é um blog do bem, que preserva a ética na net

Este blog contém imagens e textos coletados na Internet.

Caso algo publicado aqui, esteja sem identificação de autoria, peço a gentileza de informar, para que sejam dados os devidos créditos.