24 de abr. de 2011

Linhaça e seus benefícios





A linhaça é a semente do linho, pertencente à família das Lináceas, pode ser encontrada tanto na variedade dourada quanto na marrom, em termos de nutrientes elas são bastante equivalentes, mas a digestibilidade da dourada é melhor.

Esta semente se destaca pela presença de ácidos graxos essenciais: ômega 3 e ômega 6.

Confira alguns de seus benefícios:

• ação anti-inflamatória, 
• auxilia na diminuição do colesterol, 
• auxilia na diminuição do triglicérides,
• melhora a estabilidade da membrana cerebral e a transmissão de serotonina, dopamina e norepinefrina, diminuindo desta forma os sintomas depressivos, a agressividade e melhorando o desenvolvimento cognitivo,

• auxilia no emagrecimento e na regularização do intestino pela quantidade de fibras tanto solúveis quanto insolúveis.

A linhaça ainda possui lignana, que tem ação fitoestrogênica (semelhante ao estrógeno), o que auxilia na diminuição dos sintomas da menopausa.

A vitamina E e outros compostos fenólicos presentes nesta semente proporcionam a sua atividade antioxidante.

Há estudos também que comprovam o uso da linhaça na prevenção de câncer de mama.

A quantidade sugerida para a obtenção de todos estes benefícios é em torno de 30g, o que equivale a 1 colher (sopa) da semente triturada.

Uma sugestão de uso é colocar 1 colher (sopa) de linhaça em um copo de água, por 1 noite, e na manhã seguinte bater a água e a semente com algum suco de frutas, desta forma você irá aproveitar não somente os benefícios do óleo da linhaça, mas também as fibras e as ligninas.

Se optar por ingerir na forma triturada, o ideal é comprar o grão e triturar a quantidade que irá consumir no máximo por 1 semana, após a trituração, conserve em recipiente de vidro, lacrado e na geladeira por no máximo 7 dias.

Fonte: EMEX

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Este é um blog do bem, que preserva a ética na net

Este blog contém imagens e textos coletados na Internet.

Caso algo publicado aqui, esteja sem identificação de autoria, peço a gentileza de informar, para que sejam dados os devidos créditos.